[RESENHA] A GAROTA DO LAGO, CHARLIE DONLEA
Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso...E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS...E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.
Título: A Garota do Lago | Título original: Summit Lake
Número de páginas: 295
Autor(a): Charlie Donlea
Tradução: Carlos Szlak
Editora: Faro Editorial
Essa resenha é uma resenha fruto de um trabalho conjunto entre eu e a Lili. Nós duas lemos o livro e sentamos para discutir nossas impressões. Então vamos lá!
A garota do lago é o thriller de estreia de Charlie Donlea e foi publicado no ano de 2016. Aqui no Brasil, o livro foi publicado pela Faro Editorial. O livro tem como foco o assassinato de Becca Eckersley, estudante de direito da faculdade de Washington e filha de um famoso advogado, que aparece morta na casa do lago da sua família em Summit Lake. A garota é aparentemente alguém amável sem inimigos, mas é assassinada de forma brutal.
É no meio disso que a repórter Kelsey Castle entra em ação. Depois de algum tempo de licença, devido a um acontecimento recente da sua vida, ela volta ao trabalho e é convencida pelo seu chefe a investigar o caso. O assassinato da Rebecca é o único homicídio documentado da cidade e começa a ganhar repercussão. Seu chefe quer que ela seja uma das primeiras a chegar lá e se aproxime da polícia local para conseguir escrever um artigo contando toda a verdade sobre o caso. Sem grandes expectativas, ela chega lá e se depara com um caso muito mais interessante do que tinha imaginado.
O livro é contado em 3ª pessoa! Os capítulos alternam entre dois pontos de vista: passado (Becca) e presente (Kelsey). Dessa forma, o tempo todo estamos recebendo informações. Em alguns capítulos, conhecemos mais sobre a história da Becca, suas relações com seus amigos e família, acontecimentos importantes da sua vida meses antes da sua morte. E em outros momentos vamos acompanhando junto com a Kelsey sua investigação, mais informações sobre esse crime e aquela cidade.
Gostamos bastante da escrita do Charlie Donlea. A cada novo detalhe que descobrimos queremos chegar no fim, descobrir quem cometeu aquele crime, saber mais da história dessa mulher que teve uma morte tão repentina. Os capítulos são curtinhos, o que ajuda no fluxo, tornando a leitura muito rápida. Tudo flui muito bem e nos prende de forma que é quase impossível largar o livro. É realmente impressionante que esse seja o seu primeiro livro! O autor e o livro são muito bons!
O que é legal é que todos os personagens têm alguma coisa para acrescentar na história. Peter, o médico da cidade, Stan Ferguson, o delegado da cidade, e Rae, gerente do café da cidade. Além, é claro, das pessoas que faziam parte da vida da Becca, seus amigos, romances e família. O Donlea realmente consegue amarrar todos os pontos de uma forma incrível. No final, tudo faz sentido, se encaixa. Ainda assim, o livro nos surpreende o tempo inteiro. Eu e a Lili gostamos muito de como na mesma medida em que o autor nos dá informações, ele consegue esconder muito bem alguns fatos cruciais para a investigação. Tudo está ali, presente no seu texto, mas ele consegue nos enganar, tornando quase invisível as mensagens que revelariam toda a verdade. Cada nova descoberta é um choque, mas ainda assim, quando você voltar no texto, encontrará todas as pistas que dão sentido àquele desfecho.
Para aqueles que amam o gênero, esse é um thriller que você não pode deixar de ler! E para aqueles que ainda não se aventuraram nesse estilo, talvez A garota do lago seja uma boa forma de começar. É realmente uma leitura que nos prende, nos sacode em alguns momentos, nos deixa ansiosos e doidos para ler mais. Charlie Donlea tem se tornado referência no gênero e não é à toa! Eu e Lili já estamos analisando o próximo livro dele para adquirir. Vai por nós, não tem como não amar hahaha
E vocês? Já leram? Conte para nós aqui!
Troféu personagem favorito: Kelsey. Ela é uma protagonista incrível! Forte, determinada, resiliente... não tem como não gostar! :)
NOTA